| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal de Petrópolis
Desde: 27/04/2005      Publicadas: 51      Atualização: 25/07/2005

Capa |  Cidade


 Cidade

  31/12/2005
  0 comentário(s)


Primeira estrada de ferro do Brasil será reativada

Petrópolis voltará para os trilhos

A Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia do Brasil, poderá ser revitalizada. Desativada desde 1967, a estrada que ligava Mauá à Raiz da Serra, em Petrópolis, está abandonada. Em um encontro entre o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, e representantes da Associação Brasileira de Preservação das Ferrovias, foi lançada a idéia de revitalizar a via férrea. Bomtempo revelou que o município destinará R$ 300 mil para a elaboração de um projeto em parceria com a Associação.

Segundo Raul Lopes, membro do Instituto Histórico de Petrópolis, um projeto semelhante foi elaborado em 1991, em parceria com a empresa Light, mas foi deixado de lado com o fim da lei Sarney de incentivo. "A idéia é muito boa, mas acho que é inviável. Em 91 ainda poderia ser, pois não tinham tantas invasões, mas agora, a estrada está toda tomada por construções irregulares, quem vai desimpedir o caminho?", questiona.

"A estrada de ferro vai representar uma nova atração, elevando ainda mais o número de turistas", afirma Marcus S. Thiago, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. A assistente de departamento pessoal, Dircilene Beppler, concorda. "Petrópolis tem belezas naturais que devem ser mais aproveitadas. Este passeio de trem deve ser muito gostoso. Além do mais, atraindo mais turistas para a cidade, vai render mais para os cofres da prefeitura que poderá investir em saúde e educação".

A reativação da estrada de ferro tem outros defensores. A administradora de empresas, Maria Aparecida Leite, acha que "Com a revitalização da ferrovia, Petrópolis vai atrair mais turistas e a mata atlântica poderá ser preservada". Jorge Vicente Freire, coordenador de vendas, comemora. "Reativar a velha Mauá é recolocar Petrópolis nos trilhos da história e enquadrá-la no moderno turismo histórico".

Mas nem todos concordam com a destinação de R$ 300 mil para a reativação da via férrea. "Acho que o prefeito deveria investir em outras coisas. É desnecessário investir em turismo quando existem outras prioridades emergenciais. Acho que o projeto é ótimo, mas em outro momento, agora é mais importante construir casas populares", disse Luciane Thebald, recepcionista. A psicóloga Fernanda Pacheco Carlos tem opinião semelhante. "Acho que a prefeitura deve investir em saúde".

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, ainda não está nada decidido, foi feito apenas um primeiro contato com a Associação. Um novo encontro será marcado para definir as metas de elaboração do projeto.

  Autor: Jaqueline Gomes


  Mais notícias da seção Transportes no caderno Cidade
10/06/2005 - Transportes - Moradores cobram segurança para atravessar União e Indústria
Trecho da estrada se transforma em risco diário para moradores e comerciantes ...
10/06/2005 - Transportes - Ciclistas pedem ciclovia
Os riscos de acidentes nas estradas assombram diariamente os que utilizam a bicicleta por necessidade ...
10/06/2005 - Transportes - Petrópolis ganhará fiscalização eletrônica
Radares serão instalados para aumentar a segurança no trânsito e educar os motoristas...
09/06/2005 - Transportes - Legalidade do acordo entre Prefeitura e empresas de ônibus de Petrópolis nas mãos do procurador do Ministério Público do Rio
Segundo o Indeccon, entre 2000 e 2004, permissionárias exploraram o serviço de transporte na cidade sem contrato ...
09/06/2005 - Transportes - Trânsito caótico da rua Teresa irrita lojistas
CPTrans diz que não há projeto de estacionamentos para o local...
09/06/2005 - Transportes - Mudanças no sistema de catracas da cidade
Proposta para implementação de Catracas eletrônicas já esta em fase de estudos ...
01/06/2005 - Transportes - Deficientes físicos discutem gratuidade de transporte na Câmara
Vereador promove encontro para acabar com a polêmica em torno do passe livre para portadores de necessidades especiais...
07/06/2005 - Transportes - Sinalização no Centro é precária
Motoristas são multados por não visualizarem faixas e placas...
01/06/2005 - Transportes - Motociclistas são surpreendidos por blitz da Polícia Militar no centro da cidade
Combate a assaltos e falta de documentos preocupam...
01/06/2005 - Transportes - Filas na CPTrans para compra de passe popular
Para obter o benefício os estudantes são obrigados a ter paciência...



Capa |  Cidade
Busca em

  
51 Notícias